Gandarinha
Descrição
A paisagem geológica que caracteriza o lugar, inspira e informa de várias maneiras a intervenção proposta.
Na proximidade da falésia, muito perto da Boca do Inferno, estas referências são encaradas enquanto território de exploração e dão origem à construção de metáforas espaciais que contribuem para ancorar o projeto ao lugar e à paisagem. Estes espaços icónicos criam ainda um carácter exclusivo que se torna parte da identidade da intervenção.
À superfície, a vegetação autóctone constrói o cenário onde habitam as construções revestidas de uma textura rica e irregular. Através do jardim, somos levados até um átrio de duplo pé direito onde uma porta pivotante, com a mesma altura, nos permite entrar no interior dos blocos. Chegados aos apartamentos, materiais cada vez mais refinados convidam ao habitar e à permanência num diálogo protegido, mas continuo, com o jardim.
Por outro lado, o mundo em subsolo é caracterizado por ser um grande espaço subterrâneo onde conseguimos ouvir a chuva que nele cai através das várias aberturas para a superfície. Ao explorar esta grande nave somos surpreendidos por saídas que nos levam de novo à superfície, ou a espaços marcantes como as amenities que se relacionam com a piscina exterior. Sem esquecer, claro, os vários acessos independentes às habitações.
A intervenção aspira à intemporalidade da geologia.
Ficha Técnica
Rua Alto da Maceira, Cascais
12500 m2
ARX Portugal, Arquitectos lda.
Nuno Mateus
José Mateus
Ana Sofia Amador, Luisa Martinho, Cristiana Monteiro, Renato Santos, Pedro Joaquim, Yoshiaki Hamauzu, Rui Miguel Castro
Engenharia
MCABX
Arquitectura Paisagista
Baldios
Visualizações e 3D
1825 empreiteiros digitais