Lota de Aveiro
Descrição
Lugar ímpar, situado em pleno contexto estuarino-lagunar de proximidade privilegiada com a cidade, a zona da Antiga Lota marca o primeiro momento de contacto, pela água, com a cidade de Aveiro. Afirmando-se como o culminar de uma política de qualificação urbana, completando o eixo estruturante “Estação de Caminhos de Ferro > Avenida Lourenço Peixinho > Rossio de Aveiro > Antiga Lota”, a proposta de intervenção define-se em três momentos principais: Afirmação do sistema natural, Continuidade urbana e espaço público e Ancoragem à história de Aveiro.
A paisagem como entidade estruturante do espaço – Através de uma proposta de intervenção primordialmente paisagística, é promovida uma lógica de continuidade com o sistema natural envolvente, através do prolongamento das principais unidades de paisagem e linhas estruturantes do contexto próximo. Propõe-se a renaturalização da Península da Lota, qualificando um espaço que se apresenta atualmente devoluto e abandonado, devolvendo-o ao meio natural.
Continuidade urbana e espaço público – Implantado como consequência da estrutura matricial paisagística, pretende-se que o conjunto edificado proposto para a zona da Antiga Lota prolongue um certo modo de construir cidade, aproximando-se da estrutura fundiária, morfologia e a escala dos edifícios e quarteirões do Bairro da Beira-Mar. A nível do espaço público, propõe-se inscrever a intervenção na Lota num princípio de continuidade com a intervenção de requalificação do Largo do Rossio e da Avenida Lourenço Peixinho, procurando dar coesão a um certo léxico de materialidade e desenho do espaço público que se tem vindo a desenvolver na cidade.
Ancoragem à história de Aveiro – O edifício da Lota e o Armazém de Redes, construídos nas décadas de 50 e 60 do século passado, são as duas estruturas remanescentes da Antiga Lota que definem, em conjunto com as ruínas da Capela de São João do Rossio, recentemente redescoberta, exemplos de como a cidade de Aveiro se foi construindo em diversos períodos dos últimos séculos, em território lagunar e de marinhas. A reabilitação das estruturas da Lota e Armazém de Redes, em complemento com o restauro da Capela de São João do Rossio, pretendem evidenciar os elementos singulares de relação da história de Aveiro com as atividades ligadas à água. Estes edifícios, condignamente reabilitados para as suas novas funções, virão a definir os princípios urbanísticos ordenadores do novo assentamento urbano mais alargado.
Ficha Técnica
Antiga Lota de Aveiro
147.700 m2
ARX Portugal, Arquitectos lda.
Nuno Mateus
José Mateus
André Pires, Eduardo Sousa, Pedro Joaquim
Arquitectura Paisagista
Traços na Paisagem
Engenharia
SAFRE, Estudos e Projectos de Engenharia, Lda.
Mobilidade
Engimind | Consultores em Mobilidade e Transportes
Visualizações e 3D
1825 empreiteiros digitais