Mercado Municipal de Abrantes

Descrição

O Mercado Municipal de Abrantes localiza-se na transição para o centro histórico, no espaço das antigas oficinas da Rodoviária do Tejo, cujo avançado estado de ruína recomendou a sua total demolição.

Trata-se de um lote urbano situado entre duas ruas a cotas diferentes: em baixo (a poente) o Largo do Tribunal, e em cima a nascente, a rua Nossa Senhora da Conceição. É um lote extraordinariamente estreito para o programa em causa, que marca decisivamente o projecto desenhado.

Programaticamente sugeria-se a importância de proceder à ligação dessas ruas, criando um caminho ascendente em direcção ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, que se pretende construir no Convento de S. Domingos implantado na cota mais alta da cidade. Adicionalmente, uma leitura do local revelou a importância de reflectir sobre o impacto deste novo edifício no seio do casario envolvente, heterogéneo na qualidade arquitectónica e nos tempos de construção, mas também de escala consideravelmente menor, quando observado a partir de poente.

Do ponto de vista tipológico, um mercado é um edifício onde a ideia de espaço público é levada ao extremo. No limite, como ainda acontece em diversas civilizações, o mercado acontece na própria rua onde os comerciantes vendem a quem passa os seus produtos em bancas  e coberturas improvisadas, numa diluição ou coincidência total do espaço ‘mercado’ no espaço urbano.

O novo Mercado de Abrantes é simultaneamente edifício e rua. Através dele passa-se de uma rua para outra, seja de forma directa através da escada que se abre no limite norte, ou deambulando entre bancas e a escada em espiral situada no limite sul. No fundo, trata-se fundamentalmente de uma rua conformada e coberta  por uma casca de betão aparente pintada a branco. No coroamento do edifício dois volumes captam a luz solar que flui para aos pisos inferiores através de aberturas nas lajes dos vários andares, iluminando suavemente os espaços, sublinhando a textura do betão e marcando a cadência temporal dos dias.

Ficha Técnica

Dono de Obra
Município de Abrantes
Localização

Esplanada 1º de Maio Abrantes, Portugal

Projecto
2010
Obra
2011 - 2015
Área

1.280 m2

Arquitectura

ARX Portugal, Arquitectos lda.

José Mateus

Nuno Mateus

Colaboradores

Ricardo Guerreiro, Fábio Cortês, Ana Fontes, Bruno Martins, Filipe Cardoso, João Dantas, Marc Anguill, Sofia Raposo, Miguel Torres

Climatização e Ventilação Condicionamento Acústico Gestão Técnica Águas e Esgotos Instalações Eléctricas Telecomunicações Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos Plano de Segurança e Saúde

Energia Técnica – Gabinete de Engenharia, Lda.

Movimentos de Terras, Fundações e Estruturas

SAFRE, Projectos e Estudos de Engenharia Lda..

3D

Fábio Cortês