This message is only visible to admins.
Problem displaying Facebook posts. Backup cache in use.
Click to show error
Error: Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons. Type: OAuthException

Falámos com o Público P3 a propósito do nosso projeto para a Villa Maria Pia, onde a reabilitação do antigo chalet está em destaque.

“Construído no século XIX, o chalet da rainha D. Maria Pia de Sabóia, no Monte Estoril, foi reabilitado em 2023, com o objectivo de preservar o seu carácter “patrimonial e histórico”, diz o arquitecto Nuno Mateus, responsável pela obra, ao P3. A intenção, frisa, era clara: manter o original, sem “nenhum rasgo inovador”. 

Com vista para a Baía de Cascais e localizado mesmo em frente ao mar, o edifício apresentava sinais de degradação naturais em construções altamente expostas à maresia — por exemplo, a corrosão das colunas de pedra que limitam a varanda do primeiro piso. No entanto, para o arquitecto do atelier ARX Portugal, estas são um dos elementos arquitectónicos mais relevantes da obra e, por isso, foram reabilitadas em vez de substituídas. “A erosão faz parte da passagem do tempo”, afirma.”

Poderá ler o artigo completo em: https://www.publico.pt/2024/04/17/p3/fotogaleria/-411920

No âmbito do processo em curso de acolhimento em Portugal de deslocados ucranianos, a ARX está a promover a ligação entre candidatos e empresas de arquitectura e engenharia que tenham disponibilidade para contratar.
Tanto para candidatos ucranianos como para empresas portuguesas que queiram aderir, o nosso contacto é o seguinte:
ukraine.arch.eng.jobs@arx.pt

A Exposição “ARX Arquivo/Archive: Touring Exhibition#1”, versão itinerante da mostra que em 2013 esteve na Garagem Sul do CCB em Lisboa, vai poder ser vista no Convento de Cristo em Tomar a partir de 10 de Dezembro.

A exposição “ARX Arquivo” – Exposição Itinerante, foi inaugurada no dia 17 de outubro na Galeria Municipal de Arte – “Quartel”, numa organização da Delegação Centro da Ordem dos Arquitetos e da Câmara Municipal de Abrantes.

ARX arquivo é uma exposição centrada na construção de um arquivo. Um arquivo que se constitui, dando-se a ver, mostrando-se. Proporciona a experiência de habitar esse arquivo, com as suas formas surpreendentes de referenciação e classificação do processo arquitetónico.

Quando quer classificar esta exposição, a primeira feita de propósito para o novo espaço Garagem Sul, no CCB, Nuno Mateus encontra uma definição categórica: ARX:Arquivos, mais do que mostrar como o arquitecto pensou, «mostra o arquitecto a pensar».

A arquitetura volta à programação do CCB nos 20 anos do Centro Cultural de Belém. A primeira é “ARX: Arquivo”, passeio pelos 20 anos de experiência do ateliê de José e Nuno Mateus e pela maneira como pensam os seus edifícios, inaugurada hoje. Com um piscar de olhos a 1993.