Exposição ARX Arquivo/Archive em Tomar

12-11-2015

A Exposição “ARX Arquivo/Archive: Touring Exhibition#1”, versão itinerante da mostra que em 2013 esteve na Garagem Sul do CCB em Lisboa, vai poder ser vista no Convento de Cristo em Tomar a partir de 10 de Dezembro.

É a segunda etapa da mostra que a Delegação Centro da Ordem dos Arquitectos e a Câmara Municipal de Abrantes levaram até à “Quartel” – Galeria Municipal de Arte de Abrantes em Outubro.

O curador da exposição, arq. Luís Santiago Baptista, escreveu que “a actividade da ARX PORTUGAL ARQUITECTOS tem marcado a arquitectura portuguesa, evidenciando uma constante acutilância crítica e vontade experimental. A sua singularidade emerge da exploração intensiva do projecto arquitectónico. Mas o projecto é para a ARX Portugal mais do que a resolução de um programa, a expressão de uma técnica e a integração num lugar. É, no essencial, uma nova forma de prática arquitectónica, assente na resposta criativa a um determinado contexto físico e social. Manifesta-se, por isso, nas próprias estratégias projectuais e nos processos de formalização arquitectónica, informados por uma abertura inquiridora ao mundo e experimentados, quase obsessivamente, sobre a matéria física e tridimensional da maqueta.

A força das obras da ARX Portugal reside, precisamente, nessa investigação do potencial do projecto arquitectónico.
ARX arquivo é uma exposição centrada na construção de um arquivo. Um arquivo que se constitui, dando-se a ver, mostrando-se. Proporciona, assim, a experiência de habitar este arquivo, com as suas formas surpreendentes de referenciação e classificação do processo arquitectónico. Daí o convocar das figuras arquivísticas do Atlas, Gabinete de Curiosidades e Cinema.”

Fundada em Berlim (1991) por Nuno Mateus e José Mateus, ARX Portugal é um atelier de arquitectura estabelecido em Lisboa. Os projetos da ARX foram objeto de inúmeros prémios, menções e nomeações, salientando-se o o International Architecture Award2006 para a Biblioteca Municipal de Ílhavo (The Chicago Athenaeum) e o Prémio AICA 2003 (Associação Internacional dos Críticos de Arte) para o Museu Marítimo de Ílhavo, também nomeado para os Prémios SECIL 2002 e Mies van der Rohe 2002. Recebeu também o International Architecture Award 2007 para o projeto Casa no Martinhal e em 2008 para o projeto Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. Este prémio foi também finalista dos prémios Enor e Fad, em 2009. Destaca-se ainda Fórum Sintra com o Prémio SIL 2012 para “melhor Empreendimento Imobiliário de Comércio e Serviços”, o Prémio Across Awards 2012 para “Centro Comercial mais inovador da Europa”, o Prémio Jornal Construir 2012 para “melhor Edifício Comercial”, o Prémio Global RLI Awards 2012 para “Centro Comercial – Renovação do Ano” e a nomeação para o Prémio ICSC European Shopping Centre Awards 2012.

exposicao_tomar
Fotografia Museu Marítimo de Ílhavo: © FG+SG Fotografia de Arquitectura. Fernando Guerra fotógrafo

Fonte: OASRS