Casa na Aroeira IV
Descrição
O terreno, como todos os outros da Herdade da Aroeira, é um pinhal bravo, neste caso denso, com árvores de grande porte. A plantação rasteira é constituída por arbustos aromáticos autóctones de natureza variada. Com uma suave pendente desde a rua de acesso, o terreno debruça-se sobre um grande lago, do lado nascente.
Fazer a 4ª casa na Aroeira confirmou o fascínio que esta urbanização exerce sobre quem lá vive. É a segunda casa desenhada para uma família que já lá vivia e que quer mudar de casa, sem abandonar aquele ambiente, que aparentemente cria relações fortes.
A ideia de “viver na floresta” foi o princípio gerador do projecto e consistiu, literalmente, em abraçar tantas árvores quanto possível. Trazê-las para “dentro de casa”.
A casa é maior que o seu interior, numa vontade de construir a totalidade do polígono e de habitar todo o terreno. Muito do trabalho de um arquitecto é gestão, pura matemática jurídica, à qual se procura conferir um sentido de usos e ambientes e de compromissos entre o público e o privado: o lote é grande (2200m2) e permite construir 20% da área.
Mas uma directiva impede que o volume seja monolítico, maior do que 30m e a casa “dobra-se”. A piscina e a rampa de acesso à garagem empilham-se e assim contam apenas uma vez como área impermeabilizada.
Os espaços interiores ocupam uma pequena parte do perímetro que a casa reclama, encostados a norte, abertos a sul, depois de filtradas as vizinhanças, seleccionadas as vistas e as entradas de luz natural.
A casa define-se como uma singela, mas poderosa estrutura habitada. Uma casa-caminho, que procura tocar delicadamente no chão, e que por vezes se levanta no ar, como um dinossauro fora de escala, no meio das árvores.
“É preciso fazer cantar o Ponto de Apoio” (escreveu Vilanova Artigas no quadro na prova do concurso para Professor Titular na FAUSP, 1984).
É a casa do elogio da estrutura, que nela se aloja. Sem arquitectura.
Ficha Técnica
Almada
440 m2
ARX Portugal, Arquitectos lda.
José Mateus
Nuno Mateus
Stefano Riva
Sónia Luz, Emanuel Rebelo
Estruturas
SAFRE, Projectos e Estudos de Engenharia Lda.
Arquitectura Paisagista
Traços na Paisagem