Casa JC na Aroeira

Descrição

A urbanização em que a casa se insere é da tipologia habitualmente associada à construção dos campos de golfe.
A presença abundante de tapete verde e lagos é, neste caso, associada aos terrenos de pinhal, em geral de grande porte, com a sua típica vegetação espontânea rasteira.

O loteamento impõe a manutenção dos pinheiros ou, na impossibilidade, a reposição das quantidades abatidas. Assim, a casa começa por se estender ao máximo dos limites definidos pelo regulamento.

Consoante a localização dos pinheiros existentes, são abertos vazios quadrangulares – pátios que contêm o perímetro necessário ao crescimento das suas raízes, garantindo a sua preservação e crescimento. O referencial fixo é o natural.

A Sul, a casa mostra um impacto volumétrico de menor expressão. A Norte, sobre o golfe, eleva-se em mezzanino para ser possível espreitar as vistas sobre um lago distante.

Construtivamente, o perímetro terá uma textura lisa e branca em betão descofrado, barrado e afagado. Os pátios são forrados de azulejos cerâmicos de fabrico artesanal, vidrados e coloridos. Dada a forma do edificado, a cobertura particularmente legível desde o arruamento, será revestida em folha de cobre natural, em junta agrafada. Trata-se de um material cujas características naturais produzem uma evolução cromática do castanho ao verde, que se enquadra na leitura cromática da paisagem.

Ficha Técnica

Localização

Golfe da Aroeira, Almada

Projecto
2000- 2001
Área

365 m2

Arquitectura

ARX Portugal, Arquitectos lda.

José Mateus

Nuno Mateus

Colaboradores

Paulo Rocha, Stefano Riva, Marco Roque Antunes, Ana Pinto

Estruturas

SAFRE, Projectos e Estudos de Engenharia Lda.

Fotografia

Daniel Malhão