Casa JC na Aroeira
Descrição
A urbanização em que a casa se insere é da tipologia habitualmente associada à construção dos campos de golfe.
A presença abundante de tapete verde e lagos é, neste caso, associada aos terrenos de pinhal, em geral de grande porte, com a sua típica vegetação espontânea rasteira.
O loteamento impõe a manutenção dos pinheiros ou, na impossibilidade, a reposição das quantidades abatidas. Assim, a casa começa por se estender ao máximo dos limites definidos pelo regulamento.
Consoante a localização dos pinheiros existentes, são abertos vazios quadrangulares – pátios que contêm o perímetro necessário ao crescimento das suas raízes, garantindo a sua preservação e crescimento. O referencial fixo é o natural.
A Sul, a casa mostra um impacto volumétrico de menor expressão. A Norte, sobre o golfe, eleva-se em mezzanino para ser possível espreitar as vistas sobre um lago distante.
Construtivamente, o perímetro terá uma textura lisa e branca em betão descofrado, barrado e afagado. Os pátios são forrados de azulejos cerâmicos de fabrico artesanal, vidrados e coloridos. Dada a forma do edificado, a cobertura particularmente legível desde o arruamento, será revestida em folha de cobre natural, em junta agrafada. Trata-se de um material cujas características naturais produzem uma evolução cromática do castanho ao verde, que se enquadra na leitura cromática da paisagem.
Ficha Técnica
Golfe da Aroeira, Almada
365 m2
ARX Portugal, Arquitectos lda.
José Mateus
Nuno Mateus
Paulo Rocha, Stefano Riva, Marco Roque Antunes, Ana Pinto
Estruturas
SAFRE, Projectos e Estudos de Engenharia Lda.
Fotografia
Daniel Malhão


































