Cruz Quebrada

Descrição

O ponto de partida é um lote localizado na Cruz Quebrada, Algés, entre a Rua Mata de São Mateus (Sul) e a Rua Sara Beirão (Norte), uma zona povoada por moradias de dimensões generosas que beneficiam de uma ótima exposição solar (Sul) e de uma vista panorâmica extraordinária sobre a foz do Tejo. Por si só estas características determinam a estratégia de desenho, mas, a singularidade da geometria do lote e da sua topografia, completam os temas de reflexão.

Trata-se de um lote de configuração trapezoidal com 1522,00m2 de área, e uma pendente topográfica muito forte no sentido norte-sul que varia aproximadamente 7,4 m entre a cota máxima e a mínima. Este desnível está dividido em três socalcos situados a cotas diferentes: o primeiro, a uma cota inferior, corresponde a um antigo, mas desativado campo de ténis; no segundo existe um pequeno edifício de apoio e serviços (com bar e cozinha, duas salas, despensa e duas salas de balneário); e o terceiro, a uma cota superior, apresenta-se completamente livre.

Estas condições conduziram a uma estratégia de desenho de duas moradias, que ganha forma entre uma vontade “obsessiva” de abrir as vistas sobre a envolvente, e uma fruição das plataformas de jardim que acompanham os vários pisos. Naturalmente que, a par desta vontade, está também o desejo de proteger a intimidade do espaço interior e da vida dos moradores, tentando encontrar um equilíbrio entre privacidade e imersão completa na paisagem. É disso exemplo a implantação das duas moradias em “V” no terreno, e, tendo em conta a sua proximidade, o facto de o alçado mais próximo ser completamente cego, com exceção da presença de um pequeno pátio vertical. Além de conduzir a luz natural até ao nível inferior – garagem e áreas de serviço – e às áreas de circulação, este pátio acomoda também um elevador envidraçado que permite manter a passagem de luz e que, além da escada, assegura a ligação direta deste o nível -1 ao terraço superior.

É assim que nascem duas casas gémeas abertas sobre a paisagem a 270º, que se relacionam de maneira distinta com a envolvente, através de varandas individualizadas por paredes cujas inclinações refletem a luz solar, e direcionam o olhar tanto para segmentos de horizonte como de diferentes partes dos jardins envolventes. Em alternativa e aproveitando a necessidade de se criar paredes de contenção para ajustar as diferentes cotas do terreno, a zona norte do terreno oposta à vista panorâmica, será modelada para criar uma espécie de pequeno pátio, que surge como uma extensão exterior da cozinha e da sala de jantar.

No interior do piso social (localizado sobre o piso inferior de garagem e serviços), um núcleo central de serviços contendo armários, I.S. e despensa, conjuntamente com o elevador e a escada, organizam o espaço interior. Em redor deste bloco, distribuem-se a Nascente-Norte-Poente a cozinha open-space e a sala de jantar e, no lado oposto, virado para Sul e para o Rio, a sala principal. No piso acima distribuem-se os quartos e, finalmente na cobertura, um grande terraço-jardim-solário, acompanhado de uma piscina, permite aos moradores desfrutar da ampla panorâmica oferecida pela posição elevada em relação aos lotes vizinhos.

Ficha Técnica

Dono de Obra
SILAR, S.A.
Localização

Cruz Quebrada, Oeiras, Portugal

Projecto
2019-2021
Obra
2023-
Área

604,08 m2

Arquitectura

ARX Portugal, Arquitectos lda.

José Mateus

Nuno Mateus

Colaboradores

Gonçalo Santos, Ana Gregório, António Correia

Engenharias

MCABX Engenharia

Arquitectura Paisagista

FC AP

Empreiteiro

HOTURB, S.A.

Fiscalização

ROP

Visualização 3D

VPVA