Casa na Aroeira IV

Descrição

O terreno, como todos os outros da Herdade da Aroeira, é um pinhal bravo, neste caso denso, com árvores de grande porte. A plantação rasteira é constituída por arbustos aromáticos autóctones de natureza variada. Com uma suave pendente desde a rua de acesso, o terreno debruça-se sobre um grande lago, do lado nascente.

Fazer a 4ª casa na Aroeira confirmou o fascínio que esta urbanização exerce sobre quem lá vive. É a segunda casa desenhada para uma família que já lá vivia e que quer mudar de casa, sem abandonar aquele ambiente, que aparentemente cria relações fortes.

A ideia de “viver na floresta” foi o princípio gerador do projecto e consistiu, literalmente, em abraçar tantas árvores quanto possível. Trazê-las para “dentro de casa”.

A casa é maior que o seu interior, numa vontade de construir a totalidade do polígono e de habitar todo o terreno. Muito do trabalho de um arquitecto é gestão, pura matemática jurídica, à qual se procura conferir um sentido de usos e ambientes e de compromissos entre o público e o privado: o lote é grande (2200m2) e permite construir 20% da área.
Mas uma directiva impede que o volume seja monolítico, maior do que 30m e a casa “dobra-se”. A piscina e a rampa de acesso à garagem empilham-se e assim contam apenas uma vez como área impermeabilizada.

Os espaços interiores ocupam uma pequena parte do perímetro que a casa reclama, encostados a norte, abertos a sul, depois de filtradas as vizinhanças, seleccionadas as vistas e as entradas de luz natural.

A casa define-se como uma singela, mas poderosa estrutura habitada. Uma casa-caminho, que procura tocar delicadamente no chão, e que por vezes se levanta no ar, como um dinossauro fora de escala, no meio das árvores.

“É preciso fazer cantar o Ponto de Apoio” (escreveu Vilanova Artigas no quadro na prova do concurso para Professor Titular na FAUSP, 1984).
É a casa do elogio da estrutura, que nela se aloja. Sem arquitectura.

Ficha Técnica

Localização

Almada

Projecto
2009 - 2011
Área

440 m2

Arquitectura

ARX Portugal, Arquitectos lda.

José Mateus

Nuno Mateus

Stefano Riva

Colaboradores

Sónia Luz, Emanuel Rebelo

Estruturas

SAFRE, Projectos e Estudos de Engenharia Lda.

Arquitectura Paisagista

Traços na Paisagem