Jungle Lofts

Descrição

Neste projeto colocava-se-nos desde logo o desafio de trabalhar a partir da memória dos antigos pavilhões industriais da fábrica de azeite, presente nos poucos traços que chegaram aos dias de hoje, apenas as fachadas já bastante marcadas por sucessivas alterações, e de como proceder à sua integração numa nova ideia de arquitetura, com um novo uso, num novo tempo.

E, como harmonizar a memória dessa fábrica, com a integração de um edifício habitacional antigo, de escala e natureza completamente diferentes, num quadro regulamentar atual, extremamente restritivo e que claramente tende a forças de uniformização das respostas a dar pelos arquitetos?

Por outro lado, como interpretar a presença de um espaçoso logradouro nas traseiras, delimitado entre o edifício e uma imponente parede de suporte da arriba sobre a qual passa a linha de comboio?

A resposta é uma arquitetura que assinala claramente a sua contemporaneidade, mas onde se lê as camadas históricas correspondentes aos vários tempos e tipologias de construção, unificados pela cor, materiais e ritmos. Nas traseiras, um expressivo e intenso jardim toma conta do logradouro, “sobe“ às varandas dos vários pisos, até ao terraço superior, de onde se avista a Lisboa em redor, com o seu carácter misto, industrial, habitacional, semi-rural e marítimo, patente na zona ribeirinha do Tejo que dali se avista.

Ficha Técnica

Dono de Obra
Convex + Mazarik + Dome Invest
Localização

Marvila, Lisboa, Portugal

Projecto
2017
Obra
2020-2022
Área

6530 m2

Arquitectura

ARX Portugal, Arquitectos lda.

José Mateus

Nuno Mateus

c/ BOOST Studio

Colaboradores

ARX: Eduardo Oliveira, Ricardo Guerreiro, Sónia Luz | BOOST: João Dantas, José Nunes, João Vale, Tanyara Tolentino, Maria Azevedo

Fundações e Estruturas

Teixeira Trigo, Lda.

Especialidades

Graucelsius, Lda.

Construção

FCM

Arquitectura Paisagista

Baldios – Arquitectos Paisagistas

Fotografias

FERNANDO GUERRA | FG+SG

Fotografia De Arquitectura